PROJETO LEITORES DA CORUJINHA
JUSTIFICATIVA:
Considerando as necessidades de leitura
presentes em nosso mundo, o desenvolvimento de
competências e habilidades referentes à leitura se faz necessário à vida
cotidiana. Por meio de um contato maior e mais lúdico, com utilização de
diversos portadores de texto, os alunos poderão ter uma relação intensificada
com a leitura, de modo prazeroso.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver habilidades e competências
de leitura que levem o aluno a ter maior autonomia sobre o mundo letrado que o
cerca.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- aprimorar habilidades de
escuta, de modo a concentrar-se naquilo que está sendo lido e prestar atenção em textos falados;
- desenvolver o prazer pela
leitura;
- participar de diversos tipos de leitura em oportunidades
cotidianas, atribuindo significado àquilo que se lê;
- perceber a importância da
leitura e a variedade na forma que um texto pode ser lido;
- apreciar textos lidos e
criar ilustrações a partir dos mesmos;
- ler textos escritos ou
icônicos, fazendo uso de estratégias variadas de leitura;
- realizar frequentemente
leituras a partir de materiais e propósitos variados: situações cotidianas,
seleção de informação, divertimento literário e situações de comunicação da
rotina escolar.
ETAPAS:
- Primeira etapa:
conversa com os alunos a respeito do projeto ( quem irá participar, quais serão
as próximas etapas e produto final );
- Segunda etapa:
leitura de textos variados ( de acordo com gêneros combinados por ano/ ciclo )
em diversas situações do cotidiano escolar, conforme planejamento da sala;
- Terceira etapa:
confecção de cartazes e outros materiais pertinentes aos textos lidos, tais como
máscaras e materiais de dramatização, cenários, desenhos, entre outros, de
acordo com a necessidade do trabalho realizado;
- Quarta etapa:
seleção de um ou dois textos lidos e trabalhados pela sala;
- Quinta etapa: uso de
texto(s) selecionado(s). Os alunos deverão
escrever o(s) texto(s), gravar a
leitura do texto e montar um filme para ilustrar o texto. Para tanto utilizaremos a câmera da professora.
- Sexta etapa: estudo,
preparação e ensaio de texto escolhido pela sala para apresentação em Sarau.
- Sétima etapa:
confecção de convite do Sarau para os pais, e outros alunos da escola.
Observação: todas as etapas
do projeto serão fotografadas e/ ou filmadas de modo que possa ser feito um
registro do caminho percorrido pelos alunos durante a realização do projeto
‘Leitores da Corujinha’.
ESTRATÉGIAS:
- leituras diversas: feitas
pelo professor, compartilhada, coletiva, individual ou dirigida;
- rodas de conversa;
- leitura de diversos
gêneros;
- empréstimo de livros;
- uso de diferentes
estratégias de leitura;
- observação e manuseio de
materiais impressos;
- valorização da leitura como
fonte de prazer e entretenimento.
CONTEÚDOS:
- gêneros textuais a serem
trabalhados pelas primeiras séries e primeiras séries iniciais:
Trava-línguas, parlendas,
cantigas e poesias.
- gêneros textuais a serem
trabalhados pelas segundas séries:
Trava-línguas, parlendas, cantigas,
contos, textos informativos e poesias.
PRODUTOS FINAIS:
- Apresentação de slides com produções feitas
pelos alunos;
- Sarau Cultural a ser
apresentado para os pais ou alunos de outras salas.
AVALIAÇÃO:
Ocorrerá de forma contínua e sistematizada
por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno e
da intervenção pedagógica realizada pelo professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário